Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

domingo, 30 de novembro de 2008

Análise Jogo-treino

Malta como não pude estar presente ia pedir-vos para deixarem nos comentários, os vossos comentários acerca do jogo, se gostaram de jogar, qual a vossa prespectiva num jogo mais a "sério".
E não se esqueçam que amanhã há treino para preparar o Torneio na Moita.

Wrestling ??!!

sábado, 29 de novembro de 2008

Londres 2012 sem seven´s

Já se falou aqui no blogue sobre isto na altura dos Jogos mas agora há a confirmação que não vai haver rugby nos Jogos Olimpicos de Londres aqui fica a notícia retirada do blog par de mãos.

O rugby de VII, ou sevens, vai ter que esperar pelo menos mais oito anos para estar representado nos Jogos Olímpicos desde a sua última aparição em 1924 - na altura rugby de XV.

O COI (Comité Olímpico Internacional) já prometeu alargar os Jogos de 2016 para 28 modalidades (Londres 2012 só conta com 26) e para as duas vagas em aberto competem sete desportos diferentes: rugby (sevens), baseball, softball, "roller sports", squash e o karaté.

Assim, tanto os sevens como as outras seis modalidades vão ter que aguardar até o próximo mês de Outubro, para saberem a decisão final de quais as duas modalidades escolhidas paras os Jogos Olímpicos 2016 que terão lugar numa destas quatro cidades: Chicago, Tóquio, Madrid ou Rio de Janeiro.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Jogo treino

Como foi dito no treino de quinta-feira, há um jogo-treino para preparar o próximo torneio na Moita. Encontrem-se no campo do Repesenses pelas 16:30, estará lá o Pimenta ou o Carlos Pinto para vos orientar, eu infelizmente não poderei estar presente, para os mais novos, tentem desfrutar do jogo e tentem aprender durante o jogo, porque uma coisa é treinar outra é jogar e muito espírito de ajuda entre voçes porque o rugby é um desporto COLECTIVO.
Falta dizer para chamarem gente para ver o jogo, familia, namoradas, mulheres e sobrinhas, chamem todos para as pessoas de Viseu, ficarem a saber que NÓS existimos.

Regras de Emergentes

Estas são as regras que serão utilizadas no torneio dia 6 de Dezembro na Moita, são algumas alterações às regras de 15.


1 – Os jogos serão realizados em ½ campo, no sentido contrário aos dos postes. A Área de validação será a área formada pela linha de 5 m e a linha lateral, marcadas no campo de rugby formal. A linha de 22, será, da mesma forma a linha dos 15 m

2 – Os pontos serão obtidos só através de ensaios.

3 – A duração dos jogos é de 10’ cada parte, já que serão realizados vários jogos por equipa (pode ser alterado em função do nº de equipas)

4 – A Formação Ordenada é composta por uma 1ª linha de cada lado (2 pilares e um talonador), tipo sevens e é disputada como nos sevens. (Rugby de 10 - Constituída por 5 jogadoras - três na primeira linha e duas na segunda linha.
A Formação Ordenada NÃO pode ser empurrada MAIS de 1,5 metros.

5 – O Médio de Formação, opositor ao introdutor da bola, deve colocar-se atrás da Formação Ordenada no acto da introdução da bola.

6 – O Alinhamento terá sempre a participação mínima de 4 jogadores: 2 no corredor; um receptor e um introdutor (ou opositor adversário), podendo haver “lifting”.

7 – Os jogadores não participantes no alinhamento devem estar pelo menos a 7 metros do mesmo.

8 – Quando da marcação de uma falta, os jogadores contrários, devem estar pelo menos a 7 metros da mesma.

9 – O jogo inicia-se na 1ª parte e reinicia-se na 2ª parte com um pontapé de ressalto no meio do terreno, tendo a bola que percorrer 7 metros.

10 – Os pontapés de recomeço de 22 (15 m), são efectuados de ressalto também, tendo a bola unicamente de ultrapassar a linha.

11 – Os jogadores podem ser excluídos 3’ ou definitivamente do jogo, conforme a gravidade das situações

12 – O modelo competitivo será definido torneio a torneio e em função do número de equipas presentes.

(jogo ao pé igual ao jogo de XV)

Espectacular no mínimo



Um grande haka, respondido à altura pela equipa galesã.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Histórias

Ernesto Guevara de la Serna ( à esquerda na fotografia) mais conhecido por Che Guevara, foi como todos sabem um dos maiores e mais carismáticos líderes políticos que o mundo conheceu. O que talvez poucos saibam é que Che foi, durante os seus anos de juventude um apaixonado pelo rugby, primeiro como jogador e mais tarde como colaborador numa revista da especialidade.



A sua paixão e entrega pelo jogo era a mesma que fizeram dele mais tarde, um dos maiores ícones mundiais e ainda hoje é lembrada ao ponto de dias antes do jogo com a Escócia, para os quartos-de-final do munidal 07, o caiptão argentino Agustin Pichot dizer aos jornalistas: “Vejo uma relação directa entre a sua paixão pelo rugby e a nossa paixão pelo rugby, entre a sua vontade de mudar e a nossa vontade de mudar”. “É claro que a sua cruzada era contra o governo corrupto e a sociedade da altura, a nossa é apenas mostrar ao mundo que somos jogadores de rugby que merecem ser tratados como todos os outros”.

Che Guevara nasceu em Buenos Aires, em 1928 e desde muito cedo começou a sofrer de asma, tendo ido viver para Cordoba, para o ar puro a mando do seu pai. Aos 14 anos, em 1942, teve o primeiro contacto com o rugby alinhando pelos Estudiantes de Cordoba e cujo treinador era Alberto Granado, que viria a ser o seu grande camarada para toda a vida.

Che jogava principalmente a 1º centro mas qualquer outra posição dos 3/4s o satisfazia desde que durante o decorrer de cada jogo pudesse ir à linha inalar ar através da sua bomba para a asma.

Depois do secundário voltou para Buenos Aires, para a faculdade onde estudou para se tornar doutor e onde alinhou em mais três equipas, o San Isidro Club (um dos melhores clubes do país), o Atalya Polo Club e o Ypora.

O mais irónico de tudo é o facto de Che ter escolhido o rugby como modalidade para praticar, um desporto que na altura era considerado de elite, classe que o próprio tanto viria a menosprezar.

A sua paixão pelo jogo da bola oval era enorme e um dia descobre uma revista de rugby chamada Tackle onde passa a colabarar, umas vezes assinando com o seu nome, outras com sob o pseudónimo de Chang-Cho. A revista teve apenas três meses de existência e hoje em dia é raríssimo encontar uma cópia que seja dessa mesma publicação. No entanto, Che, chegou mesmo a ter a polícia à perna por alegadamente ter incitado ao comunismo num artigo em que comentava as diferentes classes existentes no rugby argentino.

Depois foi o que se sabe, em 1951 Che Guevara e o seu grande amigo Aberto Granado partiram à descoberta da América do Sul numa mota 1939 Norton 500cc, conhecida por “La Poderosa II” e onde mais tarde viriam a conhecer Fidel Castro, num dia que ficará para sempre na história.

Em 2007, a Argentina levou o Bronze para casa e modificou a maneira de jogar e de ver rugby, para agrado dos adeptos da modalidade.

A revolução está-lhes no sangue…

Treino


Meus amigos treinos hoje às 21:00, passem mensagem, tragam amigos e conhecidos. Já sabem o treino é no campo do repesenses alguma dúvida mandem-me um mail ou liguem-me. Até logo um abraço.

domingo, 23 de novembro de 2008

Treino segunda



Malta mais um treino amanhã pelas 20:00, como sabem não vou poder estar presente, mas espero que os mesmos que foram quinta-feira apareçam e tragam mais gente, e todos com vontade de aprender e evoluir que é o mais importante. O treino irá ser dado pelo Carlos Pinto ou pelo Pimenta uns dos dois vai estar presente.

Fanatismo ou paixão profunda?


Em 1960 os All-Blacks visitaram a África do Sul. Na comitiva ia Richard James Conway, mais conhecido por Red Conway, flanqueador da província de Otago.

Conway era carpinteiro de profissão, num tempo em que o profissionalismo era uma miragem longínqua, mas foi a jogar "Softball" que partiu um dedo. A recuperação não foi fácil, e pouco antes da partida para a África do Sul, Conway deparava-se com a possibilidade real de não viajar com os All-Blacks, desperdiçando a oportunidade histórica de vencer os Springboks no sua própria casa...

Conway tomou então uma decisão surpreendente, mas absolutamente aceitável se tivermos em conta a sua nacionalidade e a motivação suprema de jogar com a camisola dos All-Blacks: pediu para lhe amputarem o dedo, de forma a garantir lugar na equipa.

Durante a digressão alinhou em 14 partidas, incluindo em três jogos contra os Springboks. Os All-Blacks falharam o objectivo de vencer na casa do seu maior rival, conseguindo apenas um empate 11-11, a 13 de Agosto de 1960, em jogo disputado no coração do estado Afrikaner de Bloemfontein. Assistiram à partida 56.000 pessoas.

Conway teria a sua vigança 5 anos mais tarde, quando os All-Blacks receberam na Nova Zelândia a equipa sul-africana, vencendo por 3-1 a série de 4 jogos.

Sobre a história do dedo... Fanatismo ou paixão profunda pela selecção? Quem amputaria um dedo - que acabaria por ficar bom, mas não a tempo da digressão - para jogar pela selecção nacional?

Histórias do rugby neozelandês. Um mundo verdadeiramente à parte.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sebastien Chabal



Uma grande placagem de Chabal sobre Sisa Koyamaibole das Ilhas do Pacífico, este jogador françês um dos mais carismáticos do rugby. Entra em campo jogando como se fosse o ultimo jogo, com uma raça e um poder de sacrifício fora do normal, pode não ser um dos melhores jogadores do mundo mas é sem duvida uma grande referência para os jovens e para quem começa agora a jogar rugby.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Treino Quinta

Pessoal não se esqueçam treino quinta-feira às 21:00, tentem ir e passem mensagem, vou tentar que quinta já seja o Pimenta a dar treino.

domingo, 16 de novembro de 2008

Calções??....

Treino

Pessoal, peço desculpa por o blogue não estar a ser actualizado com frequência mas prometo que irei fazer um esforço para que não se volte a repetir.
Bem amanhã mais um treino já sabem no campo do Repesenses pelas 20:00, avisem amigos familia conhecidos, precisamos de mais divulgação para termos cada vez mais gente. Abraço malta até amanhã.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

grande pontapé de Brian O'Driscoll's

Radike Samo no seu melhor

Bom treino

Foi um bom treino do pouco pessoal que apareceu, esperemos que no próximo treino apareça mais gente, agora temos é que espalhar mensagem, ainda é preciso limar algumas arestas como o treinador, mas esperemos que no próximo treino de quinta-feira esteja tudo resolvido. Apareçam e passem mensagem.

domingo, 9 de novembro de 2008

Treino segunda

Bem já tudo sabe, espero que tenham avisado os vizinhos familia e afins, para aparecerem no treino, amanha às 20:00 quero o pessoal no campo do repesenses, quem nao souber onde é, tem um mapa no post anterior feito pelo Fernando qu explica tudo, se ainda assim alguém tiver dúvidas, mande-me uma mensagem ou deixe nos comentarios que se combina um local, para vos apanhar e levar-vos para o treino. Abraço até amanha, malta

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mapa do novo CAMPO

A localização do novo campo:

O antigo na Escola Superior de Tecnologia de Viseu (A) o novo campo em repeses (B)

Aqui o Link para o mapa maior.


View Larger Map

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Finalizado

Malta está tudo tratado com o Repesenses e com o treinador. Estamos em condições finalmente de começar a época, vamos começar mais tarde, mas acredito que com melhores condições e espero que com futuro...
Bem agora também chega a vossa parte, de chamarem tios, avós, amigos e conhecidos tudo para jogar rugby.
Os treinos de Rugby serão segunda-feira das 20:00 às 21:30, e às quintas-feiras das 21:00 às 23:00, no campo do Repesenses.
O mais difícil está feito, arranjar um clube que nos queira acolher, um treinador com disposição de nos treinar, agora falta só a malta aparecer e provar que todos estes esforços não foram em vão, e que continuamos vivos e esperemos com mais saúde.


SEGUNDA TODOS AO TREINO. ESPALHEM MENSAGEM.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Intelingência de Ronan O'Gara



Além de um grande ensaio, um grande trabalho de equipa, com uma pontinha de magia do abertura irlandês com um passe absolutamente fantastico...

domingo, 2 de novembro de 2008

Pontaria

Trabalho de equipa


E a importância do passe e apoio...

sábado, 1 de novembro de 2008

Como levar com um cartão vermelho..



...ou como ser atropelado!!