A capital escocesa, Edimburgo, testemunhou este sábado o primeiro casamento real em 20 anos, entre Zara Phillips e o jogador inglês de râguebi Mike Tindall.
O casamento da neta da rainha Isabel II teve lugar em Canongate Kirk, na Royal Mile, nome dado à sucessão de ruas que formam a principal via do centro histórico de Edimburgo, na Escócia. Milhares de pessoas reuniram-se nas ruas para felicitar o casal.
Presentes estiveram a rainha Isabell II e o marido, o duque de Edimburgo, e também os pais da noiva, a princesa Ana e Mark Phillips (divorciados). O última casamento real na Escócia foi o segundo de Ana, com Timothy Laurence, em 1992. Outras figuras que não faltaram: o príncipe Carlos e Camila, o príncipe Harry e os duques de Cambridge, Guilherme e Kate (estes protagonizaram o primeiro casamento real do ano, o de Zara foi o segundo). O noivo convidou vários jogadores ingleses de râguebi.
Mas os primeiros a chegar à cerimónia foram o príncipe Eduardo e Sofia, condes de Wessex e tios da noiva, seguidos pelo príncipe André e as filhas, princesas Beatriz e Eugénia.
As portas da Igreja estiveram fechadas ao público e à imprensa mas as milhares de pessoas que se juntaram para ter um pequeno vislumbre da noiva, puderam presenciar o beijo partilhado por Zara Phillips e Mike Tendall, que permaneceram nas escadas da Igreja no fim da cerimónia.
O vestido da noiva, em seda marfim, foi desenhado por Stewart Parvin, um dos costureiros preferidos da rainha, e estava acompanhado por um véu com tiara. Nos pés, levava sapatos Jimmy Choo.
Entre o público estava Margaret Kittle, 76 anos, que disse à BBC da Escócia ter viajado de Winona, no Canadá, só para assistir à cerimónia: “Venho a todos os casamentos reais desde que a princesa Ana e Mark Phillips deram o nó.” E acrescentou: “Gosto de vir a todos os casamentos e a todas as cerimónias reais que possa porque a rainha é também soberana do Canadá.”
Zara Phillips, 30 anos, antes vista como a rebelde real pelos tops e saias curtas, já disse que irá manter o seu nome de solteira por causa da carreira desportiva na equitação. Mike Tindall, 33 anos, joga no Gloucester, e juntamente com o seu padrinho, Iain Balshaw, fez parte da equipa de râguebi que em 2003 ganhou a Taça do Mundo na Austrália. Foi ai que o casal se conheceu - foram apresentados pelo príncipe Harry.
Depois da cerimónia de casamento privada seguia-se a recepção no Palácio Holyroodhouse, que é oficialmente a residência oficial da rainha na Escócia, embora prefira Balmoral.
www.publico.pt
0 mêlées:
Enviar um comentário