Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Iberian Rugby Cup 2009

Terá inicio já no dia 23 deste mês a esperada Iberian Rugby Cup 2009. Com um trabalho desenvolvido entre as Federações Portuguesa e Espanhola de Rugby, a IRC 2009 aparece com uma nova imagem e organização.

Uma das novidades é a Bolsa de Jogadores - Com esta Bolsa qualquer jogador que esteja inscrito num clube Português, pode (desde que autorizado pelo seu clube) representar um outro clube Português que participe na IRC.

Modelo Competitivo:

4º Final (23/24 maio 2009):

a) CF "Os Belenenses"(1º Portugal) Vs VRAC Quesos Entrepinares (4º España)
b) AEIS Agronomia (2º Portugal) Vs 3º España (a confirmar)
c) Cetransa El Salvador (1º España) Vs GD Direito (Substitui SL Benfica - 4º Portugal)
d) Cajaso Ciencias (2º España) Vs CDUL (3º Portugal)
Semifinal Final (30/31 maio 2009):

A) Vencedor a) Vs Vencedor d)
B) Vencedor b) Vs Vencedor c)
Final (6 de Junho de 2009):

Vencedor A) Vs Vencedor B)
Bolsa de Jogadores:

"As equipas portuguesas que participam na IRC 2009 poderão incluir cinco jogadores que tenham representado outros clubes nas competições seniores nacionais na época 2008/2009.

Para este efeito, é criada uma "bolsa" com os jogadores seniores, ou equiparados, inscritos na presente época que manifestem à FPR interesse e disponibilidade para disputar a prova por qualquer dos clubes nacionais envolvidos, e cujo clube de inscrição não tenha obtido a qualificação para a competição.

No mail de inscrição dirigido a geral@fpr.pt os jogadores deverão indicar Iberian Rugby Cup : nome, contacto, posição de jogo, idade, peso, estatura, internacionalizações, declaração de autorização do clube cedente e declaração de responsabilidade do clube cessionário, conforme modelos oficiais anexos (requisitos obrigatórios). Mais Informações

A lista de disponíveis na bolsa será comunicada aos clubes participantes, que poderão a ela recorrer, cabendo a primeira escolha ao clube que mais jogadores da sua equipa estejam ocupados em compromissos das selecções nacionais, ou, em igualdade de circunstâncias, ao que obteve melhor classificação final na competição nacional da época anterior à competição, e assim sucessivamente.

Os clubes sem jogadores seleccionados não terão prioridade para efeitos de escolha de jogadores da bolsa.

O processo de escolha organiza-se por rondas de selecção, nas quais é permitido a cada clube, na ordem de prioridade resultante da aplicação do parágrafo anterior, escolher até quaisquer 3 (três) jogadores que integrem a bolsa, renovando-se a prioridade finda cada ronda de escolha. Serão organizadas as rondas necessárias para preenchimento das vagas para selecção do máximo previsto de 5 por cada clube. Em qualquer caso, nenhum clube poderá exceder o número máximo de participantes permitido nos termos do presente regulamento.

Aos jogadores seleccionados será atribuída uma licença especial. Trata-se de uma licença temporária, emitida pela FPR após preenchimento dos pressupostos materiais e formais, nomeadamente a obtenção de autorização do clube originário do jogador, e será exclusivamente válida pelo período de competição da Iberian Rugby Cup. A licença especial deixará de vigorar imediatamente após a realização do último jogo do respectivo jogador na Iberian Rugby Cup e não prejudica a validade da licença ordinária emitida ao abrigo da relação desportiva entre jogador e clube originário.

Todos os jogadores deverão ser beneficiários de uma apólice de seguro do clube que cubra, pelo menos, as exigências estabelecidas nas leis desportivas de cada país no que respeita aos acidentes desportivos, tanto no seu país como no da equipa rival. No caso de jogadores portadores de licença especial, serão responsáveis pelas obrigações de seguro os clubes cessionários."

www.fpr.pt

2 mêlées:

João Mateus disse...

vamos lá ver como corre isto para portugal.. pelo menos a seleção portuguesa está á frente da espanha no IRB world ranking de 2009, portugal em 21 e espanha em 22..

abraço

Rui Silva disse...

como o torneio é de clubes pode haver grandes surpresas