Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Entrevista - Famalicão

A terceira entrevista, chega um bocadinho atrasada, devido à minha ida para o Algarve com as meninas. Mas nesta terceira entrevista, convidei o nosso capitão da equipa sénior para umas breves palavras, para o ficar-mos a conhecer melhor, este Homem de H, grande que veio desde Famalicão ensinar umas coisas à malta, por isso, pouco barulho que vai falar o Capitão….

PERFIL
Nome: José Carlos Ferreira Oliveira
Idade: 32
Posição: 1ª linha
Altura: 1.75
Peso: 103
Clubes: SCRUM, Clube Rugby Famalicão e Rugby Clube de Viseu


ENTREVISTA

Blogue Não Oficial do Rugby Em Viseu - Boa tarde! Antes de demais, gostaria que fizesses uma breve apresentação sobre ti.
FAMALICÃO - Sou do Norte. Considero-me uma pessoa calma, bem disposta e sempre disponível para ajudar.

BNOREV - Quando e porque é que começaste a jogar rugby?

F – Sempre gostei de rugby, desde os jogos das Seis Nações que passava na RTP 2, não perdia um. Comecei a jogar rugby SCRUM ( Universidade do Minho), através de uma pessoa conhecida que lá jogava, fui treinar e gostei, por isso cá ando ainda hoje.
BNOREV - O que é o rubgy para ti?
F – Apesar de ser apenas um passatempo, é muito mais que isso, é um estilo de vida, é uma forma de estar, é algo que te define como pessoa. Considero as pessoas com quem jogo como uma segunda família.

BNOREV – O rugby, mudou algo em ti? Ou mesmo na tua vida e como a encaras no dia a dia?

F – Sem duvida, quer a nível físico que a nível comportamental, o rugby altera todo o teu dia a dia. A nível físico tens de estar sempre em forma, pois assim o exige. Altera também o teu comportamento em sociedade, estamos habituados a ter tudo com facilidade, no rugby não é assim, cria em ti objectivos, que se calhar não terias se não sentisses as dificuldades de um jogo de rugby. As amizades criadas dentro de campo ficam para a vida, sofres em conjunto e isso marca.

BNOREV - Qual a posição em que sempre sonhaste jogar?

F – A posição em que jogo. Mas sinceramente só a posição de ponta é que me cria alguma estranheza, de resto jogo em qualquer posição.

BNOREV - Qual foi o jogo mais especial que já jogaste, e porquê?

F – Todos os jogos te marcam de maneira diferente, mas tenho dois que me marcaram mais, um jogo da Taça entre a Agrária de Coimbra e o CRF em que perdemos por mais de cem pontos, porque foi no final da época do primeiro ano em que joguei bem como outros colegas e as coisas estavam a ficar confusas, e acho que nesse jogos todos nos apercebemos ( pelo menos eu) que o que fizemos naquele jogo era o verdadeiro sentido do rugby, à partida não tínhamos qualquer objectivo a nível de resultado, porque a Agrária era superior, mas deixámos tudo em campo e ajudámo-nos mutuamente, acho que naquele dia ganhámos uma equipa e divertímo-nos. Um outro que me marcou foi um jogo disputado em Setúbal em que perdemos também por mais de cem pontos em que se verificou exactamente o contrário em que não jogámos como equipa e houve muita discussão dentro de campo, ai apercebi-me que não era aquilo que queria do rugby, felizmente as coisas mudaram depois disso.

BNOREV – Sendo um elemento mais velho com muitos anos de Rugby, jogaste nomeadamente em Famalicão, queres explicar aos mais novos como se processa um cube mais antigo, quais as grandes diferenças que encontras?


F – Se calhar é mais fácil falar das semelhanças, uma vez que apanhei o CRF em crescimento, como está agora o CRV. A nível estrutural as coisas irão melhorar e crescer como é normal em todos os clubes. Para quem joga e para quem acredita, tem de continuar a acreditar e a lutar para que o Rugby em Viseu cresça. Gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer aos mais novos, quer das equipas masculinas quer da equipa feminina, que uma equipa de rugby só se constrói com muito treino, ordem e organização, e que é óptimo existir uma excelente relação entre todos e no rugby isso só é possível existindo um completa e perfeita noção de organização e compromisso, sozinhos não se consegue jogar rugby. Sei que para os mais novos essas noções serão mais difíceis de assimilar, mas só assim conseguirão algo no rugby. Cada um terá de saber o seu papel e o do resto da equipa de olhos fechados. Mas temos muito tempo para isso. Para já fica o meu conselho de sempre divirtam-se.

BNOREV – Quais os conselhos que deixas ao pessoal da tua equipa?

F – Aproveitem o que as pessoas mais velhas vos tenta transmitir, o que fazemos todas as semanas dentro do campo não ira só reflectir-se no rugby, essas coisas terão impacto na vossa vida até serem velhinhos, quando virem um jogo de rugby de veteranos, irão perceber o que vos digo. A nível de treino, teremos de reforçar a união e o sacrifício, lutar sem parar para dignificar o nosso colega do lado, que irá fazer o mesmo por nós.

BNOREV - Qual o teu jogador favorito?

F – O Lomu. Acho que o melhor de sempre.

BNOREV – Se dependesse só de ti, o que mudavas neste clube?

F - Há coisas que mudava ontem, e sei que é a opinião de toda a gente do clube, mas essas mudanças dependem de terceiros, o que torna a situação mais difícil, mas com tempo irá mudar, não podemos é deixar de exigir aquilo que é do RCV por direito.

BNOREV – Sendo nós, RCV, um clube ainda recente, com apenas 1 ano, o que conseguimos até aqui já foi bem razoável, que expectativas para a próxima época?

- Para mim os objectivos serão dignificar a camisola que visto, o colega do lado, e divertir-me o máximo a jogar rugby. Se os objectivos definidos pelo clube forem diferentes, cá estarei para ajudar.

BNOREV - Que dirias a alguém que desconhece este Desporto, para o convencer a vir experimentar?

F - Sinceramente, já não digo nada. Como fui eu que procurei o rugby e como a maioria dos que cá estão aconteceu o mesmo. Quando fazia a recruta para o CRF dizia que jogava rugby e se queriam experimentar, acho que arranjei mais de dez pessoas, das quais só uma foi inscrita e essa jogou apenas um jogo. Jogar rugby já está no sangue.

BNOREV – Queres deixar uma mensagem ao pessoal do clube….

F – Queira agradecer terem-me recebido e terem-me aturado este ano, e que para mal dos pecados deles terão de me aturar por muitos anos. E para terminar a mensagem do costume "DIVIRTAM-SE"


obrigado pelas tuas respostas.

6 mêlées:

Barros disse...

Ah Ganda Capitão!!!

Rugby de Famalicão disse...

E um grande exemplo de homem e que é sempre bem vindo no CRF. Abraço a todos os atletas de Viseu em especial ao "Famalicão" : )

Mica

José Guilherme disse...

"pára de pedir desculpa!" muita calma e sabedoria, é isso que é preciso e que o Famalicão tem.

Abraço e agradecimentos ao meu, nosso e vosso Capitão.

João Mateus disse...

Grande entrevista! O que mais admiro no famalicão é a calma dele, acho que nunca o vi minimamente stressado com nada!

Abraço

Rui Silva disse...

O Lomu?!

Não esperava isso!

José Lobão disse...

Aturei, e terei todo o gosto em continuar a aturar..Captain! Um grande Abraço, Zé Lobão.