Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

domingo, 13 de junho de 2010

Entrevista-Teresa

Na entrevista desta semana, voltamos a ter capitães, mas desta vez uma capitã, falamos da Teresa Silva, capitã da equipa feminina do RCV, uma equipa que deu grandes alegrias a este recente clube, são ainda poucas meninas em quantidade, mas têm muita garra e muita vontade de aprender e de jogar e uma grande alegria. Vamos então a dar palavra à capitã…

PERFIL
Nome: Ana Teresa Silva
Idade: 16 anos
Posição: Formação
Altura: 1,50 e poucos
Peso: 50 kg
Clubes: Rugby Clube de Viseu


ENTREVISTA

Blogue Não Oficial do Rugby Em Viseu - Boa tarde! Antes de demais, gostaria que fizesses uma breve apresentação sobre ti.

Teresa – Considero-me uma pessoa bem-disposta, alegre e pronta a ajudar os outros. Sou também muito teimosa, perfeccionista e como já puderam verificar em cima extremamente baixinha!

BNOREV - Quando e porque é que começaste a jogar rugby?

T – Comecei a jogar rugby em Maio do ano passado. O meu irmão soube que havia um clube cá em Viseu uns meses antes e decidiu entrar. Numa tarde de sexta-feira, enquanto ele se preparava para o treino perguntou se não queríamos ir. Como gosto muito de fazer desporto e experimentar novas actividades acabei por ir com a minha irmã e com a Xana e cá estou eu.

BNOREV - O que é o rugby para ti?

T – O rugby para mim é tanta coisa…nem sei bem por onde começar. Para além de ser um desporto fantástico que nos faz usar a nossa inteligência é um desporto que também zela muito pelo espírito de equipa, sacrifício, respeito e também diversão. Mais importante que vitórias ou derrotas é sabermos que não devemos desistir e que podemos sempre contar com a nossa equipa. Acho que é nisso que o rugby difere mais em comparação com outros desportos.

BNOREV – O rugby, mudou algo em ti? Ou mesmo na tua vida e como a encaras no dia-a-dia?

T – Sem dúvida. Fez-me crescer bastante como pessoa e também me fez ver que muitas vezes não somos nada se não tivermos alguém ao nosso lado a apoiar-nos e que nós próprios também devemos apoiar mais os outros.
Criei várias amizades com pessoas que poderia não conhecer se não fosse devido a ter começado a jogar e sem dúvida que algumas são mesmo amizades fantásticas.

BNOREV - Qual a posição em que sempre sonhaste jogar?

T – Gostava muito de jogar um dia a 15 mas também gosto muito da posição que tenho agora.

BNOREV - Qual foi o jogo mais especial que já jogaste, e porquê?

T – Não posso dizer um só. Talvez o 1º jogo que a equipa feminina teve que foi
contra a Bairrada cá em Viseu e o jogo contra a Lousã no Tia Anica em Loulé.

BNOREV - O que gostas mais na vossa equipa feminina?

T – Darmo-nos todas muito bem. Tanto em campo como fora do mesmo estamos constantemente juntas e a apoiar-nos e acho que isso é muito importante para que a equipa consiga evoluir ainda mais.

BNOREV – Quem mais te marcou neste tempo na equipa?

T – Todas as pessoas me marcaram de maneira diferente por isso não consigo escolher apenas uma. Gravo de cada uma as minhas memórias.

BNOREV – Faz um balanço deste 1º Ano do Rugby feminino em Viseu.

T – Sinceramente acho que foi bastante positivo. Se me tivessem perguntado há um ano atrás se chegaríamos tão longe a minha resposta seria “Nem daqui a 10 anos teremos uma equipa feminina de rugby em Viseu!”. Felizmente enganei-me. Tivemos um óptimo ano de rugby, com a entrada de cada vez mais jogadoras para a equipa que permitiram um bom crescimento do rugby feminino em Viseu a vários níveis. Todas temos de estar orgulhosas do que conseguimos atingir!

BNOREV – A vossa equipa teve uma época fantástica de estreia, que expectativas tens
para a próxima época?

T – Espero que tenhamos mais gente a gostar muito disto, que a equipa cresça, evolua e que possamos participar em vários eventos inclusive a 2ª divisão.

BNOREV - Como é logo no ano de estreia, poder jogar contra equipas, como o Benfica ou o Técnico e a Agrária ?

T – É chegar a um campo ter equipas dessas à nossa frente e ficar com borboletas no estômago e com um sorriso nos lábios pois nem conseguimos acreditar. Por outro lado, jogar contra estas equipas que têm um rugby mais sério e experiente leva-nos também a aprender bastante e a perceber que com trabalho podemos vir a lá chegar.

BNOREV – O Torneio do Tia Anica, vai ser sempre um marco para todas, por ser a primeira vez que o RCV participou, por ser uma grande festa, por vocês terem ganho o Troféu, Equipa + Equipa. Queres-nos falar um bocadinho do que é esse troféu, e como foi participar no Tia Anica ?

T – O troféu demonstra aquilo que já disse em cima. Nós somos uma equipa unida que faz por nunca desistir dentro ou fora de campo e receber um troféu destes é muito gratificante. Participar no Tia Anica foi excelente. Por mim ia para lá outra vez neste preciso momento. Aquilo é mesmo espectacular e o espírito de rugby está lá todo de corpo e alma! Nunca me vou esquecer dos momentos que lá passei.

BNOREV - Se dependesse, única e exclusivamente, de ti o que mudarias no grupo?

T – Acho que nos tornaria mais fortes mentalmente quando saímos dos jogos. Independentemente dos anos que tivermos de rugby iremos sempre cometer erros nos jogos e temos é de sair do campo, todas nós, de cabeça erguida. Se pudesse dar um presente ao grupo dava um campinho de rugby e mais meninas!

BNOREV - Qual o teu jogador favorito?

T – Não tenho. Gosto de vários.

BNOREV - O que mudarias no site ou no blog?

T – Mudaria este blog para blog oficial porque de resto acho que está mesmo perfeito.

BNOREV - Que dirias a alguém que desconhece este Desporto, para o convencer a vir experimentar, e principalmente para as meninas, porque o grande problema da tua equipa é a falta de elementos….

T- Diria para virem fazer um treino nem que não fosse para ficarem mais esclarecidas sobre este desporto, que é muitas vezes e erradamente tomado como um desporto violento. Se realmente tivessem gostado, que é o que acontece quase sempre, então que começassem a vir ainda mais aos treinos que toda a equipa estaria e estará cá para recebê-las.

BNOREV – Infelizmente as lesões fazem parte de qualquer desporto, como é ver uma da vossa equipa de fora, a sofrer sem puder dar o seu contributo?

T – É muito complicado. Conhecia a Sara muito antes de entrar para o rugby e sei que é uma pessoa incrível, cheia de força e excelente desportista. Vê-la de fora é mesmo muito difícil. Mas todas estamos cá para a apoiar.

BNOREV – Queres contar para quem não sabe, o que vocês fizeram no dia em que a Sara partiu o pé?

T- Foi uma ideia muito porreira que veio do mundo da Filipa. Fomos visitá-la com uma meia branca calçada do lado que ela partiu o pé. Ela riu-se e lá nos recebeu para lhe darmos o nosso apoio.

BNOREV- O Rugby é só para rapazes??? Queres desmitificar essa ideia?

T - Nunca na vida. O rugby não é um desporto para eles é também um desporto para elas. Como o Prata diz nunca se deve subestimar uma rapariga só porque ela tem um corpo diferente de um rapaz. As raparigas conseguem fazer um excelente trabalho a jogar acreditem, muitas vezes melhor do que o que eles conseguem.

BNOREV – Uma mensagem para o pessoal do clube…

T – Um obrigada por tudo o que têm feito pela equipa feminina!

BNOREV - … e agora uma mensagem especial, só para as tuas meninas…

T – Vocês são das pessoas em quem mais tenho orgulho neste Mundo!

obrigado pelas tuas respostas.

13 mêlées:

Quiqui disse...

A minha capitã é um máximo (H)
Nós temos orgulho em ser VISEU VISEU VISEU :D

Xana disse...

Fui eu que perguntei , não o teu irmão. ahahahahah :p!

teresinha, muito obrigado por te teres lembrado. mesmo. :)

sem dúvida que das coisas que mais me lembro e com muito carinho e orgulho foi o facto de nós 3 ( eu tu e a tua irmã ) termos """"iniciado""""" a equipa feminina do rugby! um beijo enorme a todos , e um especial para as minhas duas meninas jogadoras resistentes :)

Teresa disse...

Pois foi :o
Desculpa...
Vê se apareces Xaninha!
Temos saudades tuas!
Um beijinho!

Anónimo disse...

A capita feminina, e uma jogadora espetacular, com garra, vontade de jogar e acima de tudo ta sempre alegre, que por muitas vezes e o melhor! ;)
So lhe faltam duas coisinhas para atingir a perfeiçao como jogadora de rugby, sao elas:
-mais 20kg
-mais 10cm
:D

ass: ciclista

Anónimo disse...

parabens, para a teresa e para a equipa feminina. tem aqui uma grande capita. ass. famalicao

Anónimo disse...

anapaula.scp@hotmail.com
xateiem a dona deste email que e uma menina ai de viseu a ver se a fazem mudar de ideias quanto ao rugby e a ver se a convencem a ir exerimentar.

Hugo ( Bairrada)

Teresa disse...

Pois 20 kg e 10 cm vinha mesmo a calhar.

João Mateus disse...

Grande (apesar de só teres 1.5m) Teresa! :D

Sarinha :) disse...

Temos sem duvida uma Capitã espectacular, Podendo dizer sem Duvida nenhuma que é a Melhor!
Quero agradecer-lhe a ela e a todas as meninas pelo apoio que deram e que continuam a dar. E nao vai ser um Pé partido que me vai parar. Espero o mais breve possivel poder estar a jogar com grande orgulho ao vosso lado.
E estou sempre a apoiar-vos Somos Uma Optima Equipa!
Nós temos orgulho em ser VISEU, VISEU, VISEU! :'D

Teresa disse...

A minha Sarinha ainda fala melhor que eu!

Álvaro disse...

parabéns a toda a equipa feminina e especialmente à sua capitã, que do alto dos seus 1,50 (e poucos) metros espalha imensa garra, qualidade e alegria!
PS: Teresa, qualquer dia tenho de te ouvir a tocar piano! eheh

Teresa disse...

Obrigada!
Não, que eu tenho muita vergonha!

ASU disse...

Muito bem :D é assim mesmo!