Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Grande Iniciativa.... Esperemos que resulte...

NUMA INICIATIVA INÉDITA EM PORTUGAL OS CLUBES DO OESTE UNIRAM-SE e vão palmilhar os caminhos do futuro em conjunto, a partir de agora.

Sem que haja a perca de identidade de cada clube por si, as três agremiações do Oeste – Marinha Grande, Caldas e Peniche – decidiram unir esforços, meios humanos e equipamentos e avançaram com um Plano de Desenvolvimento que tem todas as condições para se tornar num case study e servir de exemplo para outras regiões do país.

Segundo António Vidigal, um dos motores da iniciativa, Esta ideia foi germinando ao longo dos últimos meses, primeiro como forma de solucionar as dificuldades de captação de atletas pelo Caldas Rugby Clube, em especial para o escalão sénior e, sobretudo, para o pack avançado.
Contudo e ao contrário da política de outros clubes, não entendemos que a resolução do nosso problema pudesse passar pela criação de problemas aos clubes vizinhos, roubando-lhes os seus jogadores.
Entendemos, que o crescimento da modalidade resulta do crescimento dos clubes e, para isso, estes têm que ter muitos atletas e serem competitivos.
Andarmos a canibalizarmo-nos uns aos outros é contrário a este principio e em nada contribui para o crescimento.
A ideia da parceria vinha criando caminho e quando surgiu a desistência do RC Marinha Grande da 2ª fase do Nacional da 2ª Divisão, criou-se a oportunidade.
Foi-lhes feito o convite para se associarem ao CRC ainda no decorrer da época e treinarem e jogarem conosco.
Na perspectiva de benefícios comuns.
O CRC alargar a sua base de escolha para a fase final e o CRMG manter os seus atletas em atividade até ao final da época e beneficiando de um enquadramento técnico de maior qualidade.
Apresentada a questão à FPR, esta remeteu a decisão para a concordância unânime de todos os clubes participantes da II Divisão.
Só houve um que discordou, o que inviabilizou o arranque da parceria ainda no decorrer da presente época.
No entanto, esta abordagem estreitou a ligação já existente entre os dois clubes.
O RCMG, um pouco lutando pela sobrevivência, viu esta como uma oportunidade para o conseguir.
De uma ideia base de mera partilha de jogadores, avançou-se para um projeto mais vasto e mais longo, em termos temporais.
Existindo outro clube emergente na região, foi-lhe proposta a mesma possibilidade, que foi muito bem recebida e integralmente aceite.
Os princípios base que estiveram na concepção da ideia e da parceria foram:
- a racionalização de custos, através da partilha de meios (transportes, promoção, aquisição de material, treinadores, etc.);
- a possibilidade de eliminar etapas no processo de crescimento e evolução dos clubes mais novos, tirando-se partido da experiência já adquirida pelo CRC;
- a partilha de atletas entre os três clubes (que pode envolver vários escalões);
- a possibilidade de os clubes mais novos poderem ter acesso a um enquadramento técnico mais qualificado;
- a possibilidade desses clubes poderem ter acesso a treinos numa instalação de elevada qualidade;
- o aumento de atividade dos escalões de formação, sem custos, através de “competições” a estabelecer entre os três clubes.
- E, a cereja no topo do bolo, a possibilidade de ter uma equipa regional, com os melhores atletas dos três clubes, a disputar as principais provas do rugby nacional.
Perante a actual situação de grave crise económica no País e numa atitude de combate à filosofia reinante de cada um olhar para o seu umbigo, lutando pelos seus feudos e quintinhas, entendemos, em conjunto, que devíamos procurar uma união de esforços e redução de custos, ou seja, aquilo que provavelmente o pais deveria fazer.
E para o conseguir não baixamos os braços ao trabalho, procuramos aliados, juntamos riqueza para todos ganharmos, racionalizamos meios, não ficamos à espera e vamos à luta.


http://maodemestre2.blogspot.com/p/rugby-no-oeste.html
Vejam aqui os termos para este projecto.

informação retirada em www.maodemestre.blogspot.com

2 mêlées:

costa disse...

grande iniciativa!

Tomara que as pessoas do RCV que deveriam tomar iniciativas como esta lessem est post!

Prata disse...

Eles espreitam sempre...

Eles vão ler, mas se não fizeram nada ate aqui também não é agora que vão fazer, tomara mas é que se ponham a andar o mais rapidamente possivel.
E para assim nós arrancar-mos para uma proxima epoca em grande, com eles de preferencia bem longe.