Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ainda a final...

A França, derrotada no domingo pela Nova Zelândia (8-7) na final do Mundial, foi sancionada com uma multa de 2.880 euros por ter ultrapassado a linha de meio campo, enquanto os All Blacks executavam o "haka".

Um porta-voz da IRB, instância suprema do râguebi, confirmou esta terça-feira a sanção ao jornal "New Zealand Herald", indicando que a França violou um "protocolo ritual e cultural" dos neozelandeses.

De acordo com a mesma fonte, todas as equipas presentes na competição, que terminou no domingo, foram advertidas relativamente a eventuais sanções em caso de infração antes do início do Mundial.

Ao tradicional "haka" - ancestral ritual guerreiro do povo maori que a equipa da Nova Zelândia cumpre antes dos jogos - os franceses responderam alinhando de mão dada, formando um V de vitória, encabeçado pelo capitão e melhor jogador do ano, Thierry Dusautoir, que posteriormente se desfez, com os jogadores a avançarem em direção dos seus rivais, parando a poucos metros destes.

Dusautoir, eleito na segunda-feira jogador do ano, relatou o episódio depois da final: "Tinha os meus colegas bem próximos e houve um momento em que os senti demasiado perto, porque quiseram atravessar a linha [de meio campo]. Tive de tentar segurá-los".

O manager dos All Blacks, Darren Shand, desvalorizou o acontecimento, dizendo à rádio neozelandesa Newstalk ZB que a sanção era desnecessária.

www.record.pt

Qual é a vossa opinião, uma coisa é "enfrentar" o Haka, outro é faltar-lhe ao respeito, neste caso da França, os franceses "enfrentaram-no" e não lhe faltaram ao respeito, mas sim ainda valorizaram mais o Haka dos All-blacks...
Deixem os vossos comentarios e opiniões.

0 mêlées: