Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Entrevista - Raul

Depois da fantástica entrevista da Tia Irene, vamos convidar para esta semana, um elemento da direcção do Rugby Clube de Viseu, neste caso o nosso Presidente, Raul Pais da Costa, a direcção que nos permite percorrer este país a jogar rugby, e a representar a cidade de Viseu. Vamos fazer um balanço da época presente, e tentar descortinar a próxima época. Tem a palavra o senhor presidente...

PERFIL
Nome: Raul Pais da Costa
Idade: 27
Posição: Asa
Altura: 1,82
Peso: 83
Clubes: RCV (tudo o resto não interessa)

ENTREVISTA

Blogue Não Oficial do Rugby Em Viseu - Boa tarde! Antes de demais, gostaria que fizesses uma breve apresentação sobre ti.

Raul – tenho 27 anos, sou advogado e, entre outras coisas, gosto muito de desafios e de rugby!! Infelizmente não tenho condições para jogar, por isso no pouco tempo que tenho, tento ajudar na implementação desta modalidade em Viseu.

BNOREV - Quando e porque é que começaste a jogar rugby?

R – Penso que em 1998 ou 1999, durante umas férias de verão na Figueira Foz e influenciado pelo meu amigo Carlos Pinto, comecei a criar alguns laços com o rugby.
Para que eu nunca perdesse essa ligação, contribuiu, de forma determinante, o contacto que tive com dois bons amigos que, na altura, jogavam na AAC, o Monteiro e o Branquinho.

BNOREV - O que é o rugby para ti?

R – Neste momento, é uma verdadeira paixão.

BNOREV – O rugby, mudou algo em ti? Ou mesmo na tua vida e como a encaras no dia-a-dia?

R – Não sei se mudou, mas tenho a certeza que consolidou uma característica que tenho enquanto pessoa. Dificilmente desisto!
O rugby transmite valores muito positivos, na minha opinião é o desporto perfeito para praticar enquanto enfrentamos as dúvidas dos 15/16 anos…

BNOREV - Qual a posição em que sempre sonhaste jogar?

R – Ponta, mas nunca tive características ou qualidade para isso…

BNOREV - Qual foi o jogo mais especial que já jogaste, e porquê?

R – Foi um beach na Costa da Caparica, em que jogamos com uma equipa sénior do Benfica que tinha sido campeã nacional nessa época. Não foi pelo jogo ou pela importância do torneio, que como devem imaginar era muito diminuta, foi, acima de tudo, pelo espírito com que um grupo de amigos com 16 anos enfrentou uma viagem e um desafio completamente novo.

BNOREV – Queres fazer um balanço da primeira época do Rugby Clube de Viseu?

R – Do ponto de vista da direcção, o balanço é muito difícil de fazer. Os jogadores e os resultados que conseguiram são irrepreensíveis. O trabalho e a dedicação dos treinadores foi exemplar, eles foram inexcedíveis.
No entanto, conseguir erguer um projecto, com estas características, é muito difícil. Os obstáculos multiplicam-se a cada dia, no fundo é como jogar contra um clube de uma divisão superior!!!

BNOREV – Que coisas achas que podem mudar para o próximo ano?

R – Espero que muitas… vamos tentar aprender com os erros desta época, vamos ser mais ambiciosos. Vamos tentar encontrar mais pessoas com vontade de ajudar neste desafio. Compatibilizar a vida profissional, a pessoal e o rugby por vezes é difícil, por isso temos que nos unir.

BNOREV – Sendo um clube com um ano apenas, o que alcançamos até aqui foi mais que positivo, achas que há futuro para esta modalidade nesta cidade?

R – Claro!! Não coloco outra possibilidade. A adesão nos escalões mais novos não deixa dúvidas. O Rugby é como a Coca-cola, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

BNOREV – Está a chegar a festa final de época, onde todos, pais mães, avós, periquitos tiram os calções do armário e vêem dar uma perninha, podemos contar contigo para espalhar um bocadinho de magia? Que esperas para esse dia?

R – Em princípio sim, vamos ver como está o meu joelho nesse dia…
Espero um dia de convívio, um dia em que os pais se sintam amigos dos filhos, dos amigos do filhos, ect. Um jogo inteiro na 3ª parte...

BNOREV – Na entrevista da semana passada foi convidada uma mãe de uma jogadora, Qual a importância para a direcção, da presença dos pais? E já agora o que achaste da entrevista? Queres tecer algum comentário?

R – Adorei, acho fantástico haver um forte envolvimento dos pais. Os pais são as pessoas que mais sentem os valores do rugby, são os que assistem de perto às reacções dos filhos ao rugby.
Um dos objectivos para a próxima época e estreitar os laços com os pais dos jogadores.

BNOREV – Como já se disse anteriormente, temos apenas um ano, mas já conseguimos ter três equipas, Masculino, Feminino, e sub-16, o futuro obviamente passa pela formação, consegues projectar este clube em 10 anos?

R – Prevejo um clube perfeitamente consolidado, não só em Viseu, mas no mapa do rugby nacional. A aposta na formação deve ser inequívoca, só assim garantimos um futuro sólido.

BNOREV - Qual o teu jogador favorito?

R – Neste momento, Daniel Carter. Também gosto muito da moral do Richie McCaw.

BNOREV - Que dirias a alguém que desconhece este Desporto, para o convencer a vir experimentar?

R – O rugby não entra em conflito com nada. Há um espaço para o rugby em cada pessoa, devemos sempre tentar ocupá-lo.

BNOREV – Uma mensagem para o pessoal do clube…

R – Muito obrigado!

obrigado pelas tuas respostas.

6 mêlées:

Famalicão disse...

El presidente...
Para quando a criação do escalão de veteranos????

Rui Silva disse...

Prata finalmente percebes-te que me dava um trabalho enorme por os nomes a BOLD!!!

Álvaro disse...

Presidente, vamos em frente!! O rugby em Viseu merece muito mais por todos nós que já demos o corpo pelo mesmo.
Capitão, ai de ti que te escapes para uns veteranos antes do tempo! eheh
Um abraço a todos

Jo disse...

Sr.Presidente muitos parabéns pela entrevista.Está bem conseguida e politicamente correcta.Que a luta com equipas superiores ja esteja a ser feita e que se reflita no seio da equipa.Os jogadores já jogaram com equipas superiores e deram tudo.Não tiveram medo de se magoar,nem vergonha,tiveram sim orgulho.
Grande abraço e um desejo enorme de união igual a que se vive entre jogadores.

Teresa disse...

Muito bem Sr.Presidente!
Esperemos que as previsões estejam correctas para daqui a 10 anos.

Barros disse...

Viva o Raul,o meu presidente!!!