Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Entrevista - Tia Irene



Ora bem para a entrevista desta semana, apesar de atrasada, creio que vai ser uma surpresa, no bom sentido, para todos. Porque o Rugby, é muito mais que os jogadores e os treinadores, os pais dos atletas têm também uma importante palavra a dizer, porque só assim se constrói uma família, com TODOS. Chega de palavreado bonito, a entrevistada desta semana é à grande TIA IRENE, para os mais distraídos é a mãe da Quiqui, tem uma presença assídua em alguns treinos e em quase todos os jogos, mais até que alguns jogadores…. Tem a palavra a Tia Irene.

PERFIL
Nome: Irene, Tia Irene
Idade: Não se pergunta a uma mulher…
Posição: Sempre no banco e na bancada, futura jogadora em potencia….
Altura: 1.63m
Peso: Bem constituída
Clubes: RCV


ENTREVISTA

Blogue Não Oficial do Rugby Em Viseu - Boa tarde! Antes de demais, gostaria que fizesse uma breve apresentação sobre si.


Tia Irene – Chamo-me Irene, sou mãe da Francisca, Quiqui como vocês a chamam, sou professora, profissão que me ocupa a maior parte do tempo.

BNOREV – O que acha da sua filha jogar rugby?


TI – Fantástico! È óptimo, pois enquanto está a praticar râguebi não me aborrece e não está sempre a dizer que não tem nada para fazer. Quando ela está no râguebi nasce-lhe uma nova alma, fica mais forte, aguerrida, já não é tão menina cheia de medos e de manias como era.

BNOREV – Sente que o rugby mudou algo positivo/negativo na sua filha?


TI – Sim, a ideia negativa que ela tinha da prática desportiva. A Francisca basicamente tinha medo de praticar desporto, de se expor… O râguebi para ela foi “amor à primeira vista” o que a tornou numa pessoa mais forte, enérgica e mais equilibrada.

BNOREV – Depois de ver a sua filha jogar, ainda acha que o Rugby é um desporto violento, como apregoam as pessoas?

TI – Não, pelo contrário. O râguebi, antes de mais, é um desporto de equipa, cumplicidade, de partilha, de entreajuda e fisicamente é um desporto que exige bastante preparação física (o que é óptimo para as nossas jovens adolescentes ficarem com corpos bonitos e mente sã, ahah).
Também eu tinha uma ideia errada deste desporto e pensava que esta modalidade era bastante violenta (o que muita gente pensa), tendo chegado a confundir com futebol americano. Só agora, depois da Francisca entrar para o râguebi, é que comecei a perceber que apesar de existir bastante contacto físico não é tão violento como imaginava, além disso, é um jogo de estratégia que exige “cabecinha” , que é algo que as nossas meninas têm. :D

BNOREV – Para quando uma equipa de mães a jogar rugby? As veteranas do Rugby Clube de Viseu?

TI - Acho que não… AS mães preferem ver as filhas a jogar .

BNOREV – Sendo uma leiga no que ao rugby diz respeito, mas tem uma opinião a dar, por isso o que achou da prestação da equipa feminina do Rugby Clube de Viseu neste ano de estreia?

TI – Foi muito positiva, as miúdas mostraste ser capazes de ir mais longe apesar de todos os obstáculos que foram aparecendo. Foi uma prestação muito boa onde todas elas cresceram e se consciencializaram da importância de certos valores transmitidos pelo espírito do râguebi.

BNOREV – E já agora o que achou este ano em termos de organização, prestação, etc o ano de estreia do Rugby Clube de Viseu

TI - Não tenho uma opinião definida sobre isso, apenas sei que estão a trabalhar para melhorar clube ainda tão “bebé”.

BNOREV – O que acha que pode ser melhorado para o próximo ano?

TI – Talvez melhorar a organização do clube…

BNOREV – Preparada para jogar, na Festa Final de Época? Já comprou os calções?

TI - Ah que piada! Que piada!!... Estou sempre preparada, mas para acompanhar a equipa. Quanto ao resto logo se vê….

BNOREV – Na condição de mãe de uma das jogadoras do RCV, que diria às mães/pais, que estão reticentes em deixar os filhos/as vir experimentar este desporto magnifico que é o rugby?

TI - Dir-lhes-ia para os deixar experimentar, que é um excelente desporto, que é o desporto da auto-determinação e do respeito. Além disso, fomenta amizades e uniões. O râguebi ensina a vencer, a superar dificuldades. O râguebi une as pessoas.

BNOREV – Sendo Professora, percebe que muita da filosofia do rugby passa por ser uma vertente pedagógica, onde se tenta transmitir certos valores que são usados ao longo da vida, pela sua experiencia como Professora e mãe, sente que a sua filha absorveu esses valores?

TI – Sim, totalmente. Já o afirmei. De facto o râguebi cria laços muito fortes, de amizade, de união. É também uma forma de diversão, e acima de tudo, de educar para os valores.

BNOREV – Quer deixar uma mensagem ao pessoal do clube….

TI - Continuem a promover um bom ambiente de camaradagem entre os jogadores, técnicos, pais…
ACREDITEM no desenvolvimento do râguebi na nossa cidade, transmitindo sempre os valores da lealdade, respeito, disciplina e trabalho em equipa…


obrigado pelas suas respostas.

6 mêlées:

Quiqui disse...

A minha mãe é a maior !!! :D :D :D :D :D :D

Salomé disse...

A minha também!!! ** Deviam ter feito perguntas mais específicas... Tipo... O q diz à sua filha antes dos jogos ou dos treinos? Ahahaha...A resposta ia ser tããããooooo engraçada :P

Álvaro disse...

a idade pode não se perguntar a uma mulher, mas apenas nunca se pergunta a uma senhora!! lol boa entrevista, é um relato de quem vê de fora, mas, no entanto, é uma "parte interessada" no clube. Os pais são muito importantes para dar força aos nossos jogadores para a prática do rugby. Parabéns à Quiqui pelo facto de conquistar o apoio da mãe! Pena é que não contagie a irmã mais velha... eheh

Teresa disse...

Boa entrevista!
Foi muito boa idéia chamarem uma Mãe para a entrevista desta semana.

costa disse...

muito bom!!!!:D

Salomé disse...

Sr. Álvaro.. a irmã já foi, de facto, contagiada pelo desporto que é o rugby... De gostar a jogar, vai uma diferença enorme! Ainda assim, obrigada pela "motivação" para tal... LOL.. *