Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Entrevista Zé Guilherme


Para esta primeira entrevista, convidamos, o nosso “seleccionado”, entrou na equipa no ano passado, ano de estreia do clube, e pegou logo de estaca na equipa, conheceu o rugby e já não quis outra coisa, dizemos nós… Vamos ler o que ele tem a dizer… Para a semana há mais…

PERFIL
Nome: José Guilherme Azevedo Marques Pereira
Idade: 18
Posição: Avançado/(barra) Formação/(barra) Abertura/(barra) Centro/(barra) Arrière – não sei que nome se dá a esta posição (ahah!)
Altura: Enorme, 1.85/1.90 m
Peso: 75,0 Kg
Clubes: RCV

ENTREVISTA

Blogue Não Oficial do Rugby Viseu - Boa tarde! Antes de demais, gostaria que fizesses uma breve apresentação sobre ti.

Zé Guilherme - Considero-me uma pessoa calma, calada, pensativa e boa amiga, quando me irrito é que é drástico. Pareço ser um convencido do caralho, mas lá no fundo acho que não sou muito. Estou sempre a pedir desculpa durante os jogos, diz-me o Famalicão. “É-me indiferente” é o meu lema. Sou um otário lesionado que gosta de jogar rugby, o “fracturado” (ahah!).

BNORV - Quando e porque é que começaste a jogar rugby?

ZG – Sempre quis experimentar quando soube que havia cá em Viseu, só não entrei logo porque me disseram que ia passar a ser no relvado e esperava por isso (ainda estou à espera!). Numa terça, o Hugo disse-me que tinha ido ao treino na segunda e eu decidi ir experimentar, mesmo que fosse em terra batida. Na quinta-feira dessa mesma semana, compareci no treino, era treino físico do Pimenta, o meu primeiro e após muito suor limitei-me a ficar a passar bolas, enquanto via outros a jogar. No final, o Prata virou-se para mim e disse que se não tinha gostado o suficiente para não voltar lá, já que é um desporto fisicamente difícil e que é preciso gostar-se mesmo para se suportar as dores e danos físicos a que somos sujeitos. Gostei desse sermão e cá estou.

BNORV - O que é o rugby para ti?

ZG – Rugby além de um desporto complexo que envolve muitas capacidades físicas e intelectuais como poucos desportos exigem em simultâneo, algo que gosto, é um desporto em que a equipa é uma família e que quando dentro do espírito do jogo somos capazes de dar uma parte do corpo pelo nosso colega do lado e equipa.

BNORV – O rugby, mudou algo em ti? Ou mesmo na tua vida e como a encaras no dia-a-dia?

ZG – Mostrou que a vida não é para se ser levada no individualismo, que é preciso sofrer para se ganhar algo com respeito e honra. O jogo em campo transpõe-se para o teu dia-a-dia e aquilo que, realmente, és é demonstrado em campo. O discurso de Al Pacino em "Any Given Sunday" é o texto que melhor demonstra aquilo de que o rugby é capaz de fazer à tua vida.

BNORV - Qual a posição em que sempre sonhaste jogar?

ZG – Nº 13, Centro Ofensivo. È giro, porque comecei a jogar aí.

BNORV - Qual foi o jogo mais especial que já jogaste, e porquê?

ZG – Não foi o primeiro torneio a que fui, em Aveiro, mas o segundo torneio, em Águeda, no meu dia de aniversário, visto que tive oportunidade de jogar, me divertir e fazer uma excelente prestação. Sendo o primeiro torneio em que ficámos em 1º lugar.

BNORV - O que gostas mais na equipa?

ZG – Gosto dos treinos à chuva e ao frio, das bocas que mandamos uns aos outros, da estupidez de que somos feitos, do companheirismo a que somos sujeitos, da diversão de que o treino é transformado, das tardes a beber finos e a aparvalhar e de poder dizer que jogo rugby com vocês.

BNORV – Quem mais te marcou neste tempo na equipa?

ZG – O Hugo, porque desde já é o jogador que sabe aquilo que eu vou fazer em campo, confio nele a jogar a meu lado e darei tudo para jogar o máximo ao seu lado, dá tudo o que pode quando está em campo, nunca desistiu mesmo ouvindo bocas, estando lesionado, é um excelente amigo e porque acima de tudo foi ele que fez com que viesse para o rugby.

BNORV – Queres explicar, donde vem a alcunha do seleccionado, e o episódio curioso que rodeou isso?

ZG – Essa alcunha foi-me dada pelo Prata, porque em 3 meses após a iniciação do desporto fui chamado para ir treinar para a selecção nacional de sub-18. Foi uma surpresa, porque nem eu, nem ninguém da equipa pensaria que eu, com uma prática e conhecimentos mínimos sobre o desporto seria chamado para a selecção. No lancheirão, na hora de um treino e na companhia de alguns elementos da equipa, foi-me dito isso pelo Pimenta e congratulado por todos. Passei a ser chamado de “seleccionado”, mas agora mudou para o “fracturado” (ahah!).

BNORV - Se dependesse, única e exclusivamente, de ti o que mudarias no grupo?

ZG – Fazia com que viessem antigos jogadores, novos jogadores e que o grupo se tornasse cada vez maior e melhor. Mudava algumas atitudes que os dirigentes do clube têm perante a nossa prestação e esforço e não pensassem só na vitória. Gostava que o grupo não se interessasse só na vitória, mas também na progressão e diversão. Não me importo de perder, desde que o tempo passado em campo e fora de campo seja construtivo para a equipa. Só se melhora com os erros e isso é preciso perceber-se.

BNORV - Qual o teu jogador favorito?

ZG - Brian O'Driscoll e Richie McCaw.

BNORV - O que mudarias no site ou no blog?

ZG – No site mudava a minha altura e colocava jogadores que faltam na listagem, já que não se encontram lá. No blog mudava o nome, de não oficial o blog nada tem.

BNORV - Que dirias a alguém que desconhece este Desporto, para o convencer a vir experimentar?

ZG – Que é estúpido se não for experimentar, porque não sabe aquilo que perde. Não conheço ninguém que tenha experimentado e que não tenha gostado, por isso é que faço esta afirmação. Parece ser violento e é quando jogado mal, parece ser um desporto de brutos e burros, mas não é. È um desporto que envolve tudo o que as pessoas gostam num desporto, inteligência e física, não só uma delas.

BNORV - Que expectativas tens para a próxima época?

ZG – Espero que os dirigentes do clube não abandonem o escalão sénior de rugby, visto que a adesão está a ser cada vez maior. Espero que o clube ascenda aos melhores postos de classificação e que subam todos como indivíduos e equipa. Individualmente, espero poder dar o meu melhor contributo à equipa, que esteja totalmente recuperado de lesões e poder jogar e treinar pela equipa sempre que estiver por Viseu e disponibilidade para tal.

BNORV – Uma mensagem para o pessoal do clube…

ZG - Agradecido

Obrigado pelas tuas respostas

10 mêlées:

Famalicão disse...

Desculpa, eheheh.....

Anónimo disse...

Olha o zé guilherme com a mania que é importante haha

kurt

Anónimo disse...

gostei... ze ve se te poes fino pra te dar cabe da cabeça a ti e aos outros. e desde ja peço desculpa por nao ter aparecido nos treinos principlamente a voces que lutam,por este projecto.. este projecto sem voces nao e nada. Em nome individual um grande abraço Gonçalo namorado

Rui Silva disse...

epá já não é selecionado nem fracturado a tua alcunha... muito recentemente és conhecido como BATERISTA!!!

AHAHAHAH!

Prata disse...

ya... tens k me dar um autografo ze guilherme...

Rui Silva disse...

e já agora o número daquela bailarina que estava em cima da tua bateria!

José Guilherme disse...

da bailarina arranjo-te, agora um autografo meu acho que é dificil ahah

ainda estou para ver essa banda xp

José Guilherme disse...

a minha tia vai falar com o cirurgião amanhã para me ver, portanto gonçalo, vou ver se me despacho a ficar melhor para poder jogar. Curtia jogar no campeonato de sevens, mas logo se vê.

Anónimo disse...

pois e ze ja me esquecia ve la mesmo se podes jogar? e que com o verao a chegar deves ter o calendario preenchido com os concertos se bem que aquele ali em gumiraes foi fora de serie.. la as tuas parteneres e que eram top...pena nao ser less..lol

Anónimo disse...

Gostei muito da ideia de entrevistarem os jogadores muito fixe!
O zé guilherme estev muito bem!